Marcela (Brasil) X Camomila (Europa)



Nome científico: Achyrocline satureioides (Lam.) DC.

Nomes vernaculares: marcela, macelinha, macela, alecrim-de-parede, camomila-nacional, macela-da-terra.

Características botânicas: pode chegar até 120 cm de altura, possui ramos cilíndricos, costados, lanosos. As folhas são simples, alternas, sésseis, de margens inteiras, base truncada; face adaxial tomentosa e face abaxial canescente. Os capítulos são disciformes, sésseis, em corimbos densos; invólucro cilíndrico, medindo entre 5 e 6 mm de comprimento, de 1 a 2 mm de diâmetro, brácteas involucrais hialinas, ovadas a lanceoladas, glandulosas, margens inteiras, base lanosa; receptáculo plano, foveolado, glabro. Flores marginais, de coloração amarelada, corola filiforme, internamente glabro, ramos do estilete cilíndricos, ápice truncado, glabro.

Origem: América do Sul incluindo o Brasil. Ocorre nas regiões Nordeste (Bahia), Sudeste (Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro) e Sul (Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul).

Aspectos agronômicos: é heliófita, ruderal, cresce em pastagens, terrenos baldios e capoeiras. Floresce no verão/outono e possui dispersão das sementes de forma anemocórica. As sementes são fotoblásticas positivas e a propagação gâmica é mais utilizada para cultivos. É considerada “espontânea” no Sul do país devido a sua capacidade de desenvolvimento em solos arenoso, argiloso, pedregoso e até em áreas semi-halófitas próximas ao mar. Porém, desenvolve-se melhor em solos férteis e com bom teor de umidade.

Composição química: as sumidades floridas dessecadas contém ao redor de 0,75% de óleo essencial, o qual é composto por diversas substâncias químicas, entre elas: cariofileno, óxido de cariofileno, D-cadineno, cariatina, germacreno-D, α-pineno, salveno, ácido crotônico, farneseno, terpenóides, cumarinas, flavonoides entre outras. Os flavonoides são encontrados em maior concentração nas inflorescências e na parte aérea de marcela. Entre os principais estão: isonafaliina, quercitina, galangina-3-metiléter, ácidos polifenóicos, quercitina, luteolina, galangina, ésteres de colerianina e isognaftalina.

Importância farmacológica: hepatoprotetora, calmante, digestiva, bactericida, colagoga, antimicótico, antiespasmódica, anti-inflamatória, sedante e antiviral.

Importância econômica: é considerada planta símbolo do estado do Rio Grande do Sul, além de possuir importância econômica em que a inflorescência, quando macerada, fornece um refresco saboroso. Da inflorescência também pode ser extraído um corante natural para tingir lãs e tecidos. Seu aroma é peculiar, sendo toda parte aérea utilizada como enchimento de travesseiros, almofadas, colchões e em sachês para afastar insetos. Além disso, é uma das plantas medicinais mais vendidas no Rio Grande do Sul. Também é consumida na forma de chá.

Etnofarmacologia: muito utilizada pelos índios da América do Sul, como digestiva, anti-inflamatória, antiséptica, emenagogae emagrecedora. É uma tradição, que sua coleta seja feita na sexta-feira Santa, para que se obtenha o máximo de benefícios com seu uso.




Nome científico: Matricaria chamomilla L.

Nomes vernaculares: camomila, camomila-alemã, maçanilha, matricária, camomila vulgar, camomila comum.

Características botânicas: glabra, ereta, muito ramificada, com até 50 cm de altura. Folhas de 3–7 cm de comprimento, bi ou tri pinatissectas, alternas. Capítulos com flores de dois tipos, inseridas num receptáculo cônico, oco; flores marginais, brancas, zigomorfas, liguladas, femininas, curvadas para baixo no final da floração, flores centrais amarelas, tubulosas, hermafroditas, 5 estames. Fruto do tipo aquênio, truncado no ápice.

Origem: trazida para o Brasil pelas mãos de ucranianos, poloneses, alemães e italianos no final do século XIX, a camomila é nativa do mediterrâneo e sul da Europa.

Aspectos agronômicos: é anual, de clima temperado, sendo cultivada durante o inverno, pois não tolera temperaturas elevadas, acima de 25ºC, ou chuvas prolongadas durante a floração; prefere solos bem drenados, porém com boa capacidade de retenção hídrica, com fertilidade média/alta e com médio teor de matéria orgânica. Exigente quanto a irrigação, principalmente quando cultivada em regiões de inverno seco. A maior demanda de água, ocorre na formação da muda e na fase de botões florais.
Propagação por sementes em bandejas ou diretamente no solo; o espaçamento deve ser de 20 cm entre plantas e de 20 a 40 cm entre linhas. Sob sol pleno; colheita parcelada a partir de 3 a 4 meses do plantio no campo, colhendo-se apenas as flores para manter a qualidade do produto. Seu rendimento fica em torno de 500 a 800 kg.ha-1/ano, de flores secas.

Composição química: Os capítulos florais possuem de 0,3 – 1,5% de óleo essencial, cujos componentes principais são o chamazuleno, α-bisabolol, α-bisabolóxidos A, B e C, cis e trans-en-in-dicicloeter (spiro-éter). Também é relatada a presença de diversas flavonas e flavonóis como apigenina, quercetina, rutina e luteolina, além das lactonas sesquiterpênicas matricina e matricarina. Cumarinas umbeliferona, herniarina e mucilagens também estão presentes nos extratos aquosos dos capítulos florais.

Importância farmacológica: atividade antibacteriana, fungicida, antiasséptica, sedativa, adstringente, anestésica, antiasmática, antialérgica, efeito anti-inflamatório e espasmolítica.

Importância econômica: Utilizada na aromatização de bebidas, consumida na forma de chá, xampus (clareador de cabelos), detergentes e sabões.

Etnofarmacologia: o uso medicinal de marcela foi descrito por Dioscórides no primeiro centenário d.C. É uma das ervas medicinais mais antigas que a humanidade já utilizou. Os antigos egípcios tratavam uma doença semelhante à malária com o chá de suas flores. Ficou muito conhecido também um tipo de vinho aromatizado com flores de camomila. Na Espanha, esse vinho era usado como digestivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Palavras cruzadas das plantas medicinais, aromáticas e condimentares Vol. 1